Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas, que causam angústia ou humilhação a outro, executadas dentro de uma relação desigual de poder. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. A terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais.
A prática do bullying é uma realidade trágica, que tem demonstrado grandes proporções nos dias atuais. A maioria dos jovens tem presenciado no dia a dia cenas de violência e desrespeito entre semelhantes, principalmente no espaço escolar. O bullying também é cometido através dos meios de comunicação, o denominado cyberbullying, praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem. Atualmente legislações e campanhas de sensibilização têm surgido para combatê-lo. É preciso um amplo debate e conscientização como medidas de prevenção e combate a essa prática.
Formas de Bullying:
- Verbal;
- Físico e material;
- Psicológico e moral;
- Sexual e
- Cyberbullying.
Consequências às Vítimas:
Baixa autoestima; dificuldade de relacionamento social e no desenvolvimento escolar; ansiedade; estresse; depressão; insegurança; problemas na escola; síndrome do pânico; isolamento; apatia; medo; fuga/desistência dos planos futuros; homicídio; suicídio.
Estratégias de Combate:
1. Manter observação permanente;
2. Intervir rapidamente;
3. Buscar parcerias;
4. Ouvir opiniões;
5. Divulgar o tema;
6. Informar as famílias.